Neuropsicologia

neuropsicologia

Neuropsicologia é um procedimento da psicologia que estuda relações entre o cérebro e as manifestações do comportamento humano. Esse procedimento teve origem a partir dos conhecimentos obtidos da Psicologia e da Neurologia e tem como objetivo investigar como as diferentes lesões cerebrais causam déficits em diversas áreas da cognição.

Para que as lesões cerebrais sejam identificadas, o neuropsicólogo realiza um conjunto de testes e procedimentos chamado de avaliação neuropsicológica. Além de identificar as lesões, a avaliação também pode ser utilizada para diagnosticar os efeitos cognitivos e comportamentais que são causados por desordens neurológicas. Os pacientes indicados para fazer a avaliação neuropsicológica são aqueles diagnosticados com algum tipo de lesão cerebral que causou perdas, ou seja, deixou sequelas. Através da avaliação neuropsicológica é possível identificar o grau de integridade e de comprometimento das funções a serem avaliadas. Estas funções englobam: memória, atenção, linguagem, raciocínio, percepção visual, funções executivas, humor entre outras mais.

PROFISSIONAL:

Andrea Figueiredo Bahia