Psiquiatria

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de origem orgânica ou funcionais. O psiquiatra trata doenças mentais como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, quadros de demências, etc.. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, a partir de diferentes perspectivas: biológica, psicológica, cultural, entre outras. As doenças mentais ou problemas psíquicos podem ser tratados por meio de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental, a história clínica do quadro psiquiátrico ou psicológico e também do estado clínico geral, visto que muitas doenças clínicas como alterações hormonais, problemas neurológicos, etc. podem mimetizar ou acompanhar-se de alterações psiquiátricas.

Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. O diagnóstico é dado mediante entrevista clínica, que busca avaliar a psicopatologia do paciente. Quando há necessidade de codificar um diagnóstico, os critérios usados na saúde pública são a CID-10 da Organização Mundial de Saúde, adotada no Brasil e o DSM-IV da American Psychiatric Association.

PROFISSIONAIS:

Dr. Álvaro José Carvalho e Souza. CRM-8833